segunda-feira, 10 de setembro de 2012

RECONHECIMENTO DE MATÉRIAS UBA (EQUIVALÊNCIAS/ REVALIDAÇÃO)



Oieeeee, tudo bem com vocês?

Hoje vamos conversar um pouco sobre um tema muito polêmico e que eu já estava pensando em escrever sobre ele há muito tempo e eu sempre esquecia.

Muita gente me manda e-mail perguntando sobre esse assunto, se eu fiz, se não fiz, se consegui, como é que eu fiz, então para eu não ter que ficar escrevendo a mesma coisa para cada e-mail que recebo, vou fazer uma postagem e assim fica mais fácil.

E antes de mais nada: EU NÃO FIZ, DESISTI E VOU CONTAR PORQUE.

No site da UBA, do CBC e no caderno de inscrição do CBC está escrito o seguinte: 

Equivalência:

É o reconhecimento de matérias para graduados universitários que aprovaram matérias na universidade. O tramite se inicia no Departamento de Mesa de Entrada na Sede Central, Cidade Universitária - Pavilhão III - Subsolo, no horário de 10 horas às 17 horas.

Documentação necessária (alunos de outra universidade, que não seja a UBA):

  • Formulário de solicitação (eles te entregam);
  • Histórico de curso superior constando notas e carga horária;
  • Programa das matérias que pretendem equivaler ( tem no conteúdo programático, pede na faculdade que eles te fornecem, a minha me cobrou R$ 15 por ano cursado, ou seja, cursei 5 anos, paguei R$ 75);
  • Diploma do curso superior.
O que tem fazer com a documentação:
  • Reconhecer firma da assinatura do reitor e secretario/ coordenador do curso da faculdade de origem;
  • Legalizar no MRE;
  • Legaliza no títulos e planos da UBA ( Uriburu, 950 - subsolo, mas antes tem que marcar turno pelo site legalizaciones).
Mas eles não contam no site que para alunos estrangeiros a coisa não é tão simples quanto eles falam, porque para iniciarmos o tramite de equivalências antes temos que revalidar nosso título na Argentina, isso mesmo, revalidar, aquela coisa que temos que fazer se quisermos trabalhar, então além de termos que juntar todas essa documentação e fazer todo o passo a passo que escrevi antes, temos ainda que TRADUZIR TODOS OS DOCUMENTOS PARA O CASTELHANO COM TRADUTOR JURAMENTADO, porque nossos documentos estão em português.

O tradutor juramentado cobra em média, eu digo em média porque depende muito da quantidade de folhas, do preço que cada tradutor vai cobrar, porque não é tabelado, então depende de uma série de coisas, mais a média é 80-110 pesos por folha frente e verso traduzida (R$ 38 - R$ 53 por folha).

Depois que o tradutor te entregar os documentos traduzidos você terá que legalizar no Colégio de Tradutores de Buenos Aires (cobram 60 pesos por documento legalizado), e agora sim poderá legalizar no setor de títulos e planos da UBA (endereço acima).

Feito tudo isso, você vai procurar a oficina no títulos e planos que cuida de revalidação, essa oficina é dentro da Uriburu, 950, quando eu fui, ficava na oficina 4 (atendem das 11 horas às 16 horas, mas pode ter mudado a oficina, então é melhor se informar no balcão de entrada do prédio, para não errar). Essa oficina vai gerar uma guia de pagamento no valor de 3.000 pesos (+/- R$ 1.430) e você vai pagar na tesouraria da UBA (atende das 10 horas às 17 horas), isso para iniciar o tramite de revalidação.

Aí você fica todo feliz, porque além de fazer equivalências de matérias você ainda poderá trabalhar na sua área, opa, maaaaaaaaaaaas tudo tem um porém, a UBA pode demorar até 3 anos para te dar uma resposta, é isso mesmo, até 3 anos.

Ai você vai querer me dizer que eu estou enganada e que existe no caderno de inscrição a RESOLUÇÃO 3.860/ 89  da UBA (cópia no final da postagem), que fala que o aluno inscrito no CBC e que já tem curso superior com mais de 4 anos e 2.000 horas de curso, terá aprovadas automaticamente as matérias de Iniciação ao Pensamento Científico e Sociedade e Estado e que poderá aprovar mais 2 matérias se a carreira escolhida for da mesma área da carreira cursada, ou seja área da saúde.

Aí eu vou contar para vocês que eu e meus amigos nos apegamos a essa resolução, e reviramos a UBA, fomos até na reitoria do curso de medicina, e descobrimos que em 2.008 eles inventaram o DICTAMEN 1.274 (cópia no final da postagem), que diz que para alunos estrangeiros, os mesmos terão que REVALIDAR O TÍTULO na UBA, ou seja, fazer tudo que expliquei acima.

Por isso eu desisti, porque além de ter que desembolsar +/- R$ 3.500, eu tenho que esperar até 3 anos para ter uma resposta se eles vão ou não vão validar meu título e só depois que eu poderei fazer as equivalências.

Tem algumas más línguas, não posso afirmar porque aqui cada um fala uma coisa, inclusive na UBA, nunca sabem de nada e cada hora te mandam para uma oficina diferente, então ficamos sem saber em quem confiar, falaram que com o comprovante do início do tramite de validação você já pode apresentar na secretaria do CBC e que a pessoa já não terá que  cursar as matérias de IPC e Sociedade e Estado, mas como comentei antes, não sei se isso é possível.

Também tem gente que fala que é possível pedir equivalência somente de algumas matérias, por exemplo, se cursei biologia na minha 1ª faculdade, posso pedir equivalência só dessa matéria, mas foi como eu escrevi antes, eu estou tão cansada dessa coisa de que cada um fala uma coisa e ninguém afirma nada, que eu cansei sabe, cansei de ser feita de boba dentro da UBA, muita desorganização e os funcionários nunca sabem nada, nunca é com eles, uma bagunça.

Outra coisa, tem gente que acha que fazendo todo esse tramite que a faculdade vai reconhecer matérias do curso de medicina em si, mas não é assim que as coisas funcionam, eles deixam bem claro, por exemplo, se você cursou histologia na sua 1ª faculdade e teve 200 horas de aula, tem histo no curso de medicina, e digamos que o curso deles tenha 150 horas, ou seja, o seu curso tem muito mais horas que o deles, mas mesmo assim só vão reconhecer 50% da matéria, hahaha, aí você vai pensar: a Patrícia tá  lesada, como vão reconhecer 50%, então eu só vou na metade das aulas? Calma que eu vou explicar, eles te dão o direito de não frequentar as aulas e só fazer as provas, é isso, simples assim, como diria meu pai, hahaha.

Então pessoal, cuidado com as ofertas milagrosas que estão recebendo por aí, tenho recebido alguns e-mails do pessoal me perguntando sobre esse tema, porque a proposta que estão recebendo e de que vão deixar de cursar tal e tal matéria, ou que vão conseguir entrar no 2º ano da carreira, muito cuidado com isso, porque eu passei por tudo isso que expliquei na postagem, também vim para a UBA por uma ilusão de que conseguiria reconhecer matérias, afinal de contas o curso que eu fiz tiveram quase 5.400 horas, foi um curso bem completo, e além disso está escrito no site do CBC que existe essa possibilidade, mas quando chega aqui a história é bem diferente.

Não estou dizendo para vocês desistirem, estou falando para não se deixarem enganar.

Eu acho que a equivalência de matérias vale a pena, assim a pessoa não "perde tempo " estudando tudo de novo o que já estudou, mas em algumas universidades com a UBA o processo é lento e um pouco caro, mas em universidades particulares a coisa é bastante diferente, eles primeiro analisam toda sua documentação em português mesmo, e quando eles derem a resposta, vocês só precisarão traduzir as matérias que eles fizerem a equivalência e nada mais, e além disso em média em 15-20 dias já dão a resposta, então demora menos e você economiza não tendo que traduzir tooooodo o conteúdo programático, mas vou fazer uma postagem sobre minha opinião pessoal quanto a equivalência de matérias, porque muita gente está me perguntando se vale mesmo a pena ou não.

Boa sorte.



Resolução 3960/ 89 - página 1

Resolução 3960/ 89 - página 2

Dictamen 1.274 - página 1

Dictamen 1.274 - página 2




7 comentários:

  1. Cansei só de ler, que dificuldade... beijos Pati.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem cansativo mesmo, tanto a postagem quanto a correria por aqui, tudo é muito difícil, principalmente para os estrangeiros. Beijo.

      Excluir
  2. Valeu Patrícia!
    Brigadão pela explicação!
    Bjs Andre

    ResponderExcluir
  3. Olá Patrícia,
    Parabéns pelo blog!
    Gostaria de saber se essa taxa de AR$ 3000,00 que é cobrada na oficina de títulos e planos da UBA para a revalidação, é cobrada também no caso de reconhecimento do diploma de curso superior para poder fazer o CBC junto com a carreira (nos 3 primeiros anos)??
    Abraço

    Rubens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubens, tudo isso que eu expliquei na postagem, inclusive os gastos são exatamente sobre isso, se você quiser somente fazer as equivalências de matérias (aqui chamam de equivalência) para o CBC infelizmente é por esse processo que terá que passar e são esses valores que terá que gastar.
      No site do CBC e no caderno de inscrição está escrito uma coisa, mas quando chegamos aqui existe esse dictamen (um complemento que eles inventaram para os estrangeiros) que diz que os estrangeiros devem fazer todo esse processo :(
      Boa sorte.

      Excluir
    2. Sim, mas para legalizar na UBA, para fazer o CBC junto com a carreira nos 3 primeiros anos, você teve que pagar esses AR$ 3.000,00? Quanto você teve que pagar?

      Rubens

      Excluir
    3. Para fazer o CBC junto com a carreira você não paga nada, só terá que legalizar o diploma e histórico da faculdade no MRE no Brasil e depois na UBA, e não paga para isso.
      É que quando você escreveu "reconhecimento de diploma do curso superior", eu entendi que queria fazer o que eu expliquei na postagem, por isso me confundi com a sua pergunta, e se você chegar na UBA e disser isso eles vão entender a mesma coisa que eu, então se você for dar entrada na resolução para cursar os 2 juntos (CBC+carreira) então leia essa postagem: http://medicinanaargentinabuenosaires.blogspot.com.ar/2012/04/cursar-o-cbc-junto-com-carreira-isso-e.html
      Nessa postagem tem todo o passo a passo. Boa sorte.

      Excluir